terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

GANDA FIDEL



Cuba, a ilha heróica que a tudo resistiusob o comando supremo de El Comandante !

Em 61, resistiram à invasão da Baía dos Porcos, em que 1500 destes, exilados cubanos em Miami, foram mortos ou presos.

Em 62, a crise dos mísseis, quando a URSS quis instalar mísseis nucleares em Cuba, em retaliação à instalação de mísseis na Turquia pelos EUA.

A educação é controlada pelo Estado e a Constituição determina que o ensino fundamental, médio e superior ser ser gratuito para todos os cidadãos cubanos. O analfabetismo foi erradicado!

A saúde é totalmente gratuita, tendo o padrão de prestação de cuidados de saúde, colocado Cuba dentre os países de 1º mundo ! Tem um dos menores índices de mortalidade infantil do mundo.

Há liberdade religiosa, estando os católicos em vantagem seguidos de protestantes e ateus.

85% da população tem casa própria e a restante 15% paga renda de 1 a 2 dólares por mês, revertendo a casa para os moradores no final das prestações!


"O MEU DESEJO FOI SEMPRE CUMPRIR O MEU DEVER ATÉ AO ÚLTIMO ALENTO. É O QUE POSSO OFERECER"

Disse El Comandante na despedida!

HASTA SIEMPRE CAMARADA FIDEL !!!!

6 comentários:

Mário Pinto disse...

Camarada,
O Fidel nao se foi, o que permite ao afastar-se é a mudança geracional que se espera como argumento fundamental na defesa desse estado com o qual sonha o real povo cubano. Permanecendo no think tank, o comandante pode ajudar a manter, renovando, o esperito da revoluçao na orgânica governativa e/ou social cubana, dessa forma, sem perpetuar a sua vontade, alicerça uma estructura sem corruptos.
O problema que a opiniao pública, de países como Portugal, tem com o "regime" cubano é a inveja, a inveja de nao os ter no sitio e evitar corromper-se pelo vil metal antes de primar pelo estado de bem estar social.

Cidadão do Mundo disse...

Completamente de acordo caro Caparica e também a inveja de não terem um IDH como Cuba principalmente nas áreas da Educação, Saúde e Cultura...!

Um abraço de solidariedade !!

José Mussuaili disse...

Fidel castro é o último dos grandes dinossaúros politicos mundiais, que ´resistiu a tudo e todos, desafiando o vizinho americano.na hora do Adeus el Comandante foi igual a si próprio,desafiador mas também premonitório, Fidel sabe que nada ficará como dantes e que raúl já mostra cedências ao inimigo de estimação, estendendo o ramo de oliveira ao inimigo(amigo)americano.Esse é o futuro e Cuba ameaça influ~enciar a corrida à casa branca pois o bloqueio á muito que deixou de fazer sentido.Mas Fidél parte deblitado, mas livre de um julgamento que a humanidade teria que lhe fazer pois fidel é responsavélpela violação dos direitos humanos que levou á morte de centenas de activistas pró-democracia tanto em Cuba, como em Àfrica e outras regiões, El Comandante têm as mãos cheias de sangue, em Angola, a entrada dos cubanos salvou o MPLA, mas contribuiu para o genôcidio que se conheçe, na guiné foram fundamentais para a independência, a sua influência é conheçida pelos 5 cantos do mundo.E em Cuba será que a sociedade socialista sonhada por Fidel está implantada?claro que não, em Cuba vive-se na miséria total e na opressão mais ignóbil, a transição precisa-se, mas com calma...Viva Cuba!

Ana Camarra disse...

Cidadão

No outro dia impliquei um bocadinho contigo.
Agora vim e gostei muito, sinto-me em casa.
Vou voltar cá mais vezes.

cumpt

LuisPVLopes disse...

Caro Mugabe então tu és o cidadão do mundo????

Porque raio está este blogue em hibernação?

josé manangão disse...

Cuba foi o rastilho para a América -Latina, e é um exemplo para o Mundo que devia ter vergonha do boicote, que mantem há 50 anos, para o povo Cubano , e o seu grande Comandante Fidel de Castro Vai o meu respeito, aminha admiração e a minha solidariedade.
Viva Cuba, não vou repetir que vencerá, porque Cuba há muito que já venceu.
abraço